O frescor de todos os alimentos começa nos hábitos simples de manipulação e conservação. Estas regras elementares permitem conservar a qualidade de todas as carnes.
Cuidados pós- compra:
A carne suína crua deve ser adquirida na hora da saída do estabelecimento para que fique exposta às temperaturas não seguras pelo menor tempo possível. Deve ser colocada em saco plástico para evitar respingos e contaminação de outros alimentos. Após a compra, deve ser levada à refrigeração o mais rápido possível.
Frio:
A carne deve ser mantida no refrigerador e não à temperatura ambiente;
Proteção:
Mesmo sob refrigeração, coloque a carne num recipiente e tampe ou cubra com filme plástico;
Higiene:
Lave as mãos antes de manipular os alimentos. Mantenha a cozinha limpa, especialmente as superfícies e instrumentos de corte (tábua, mesa, facas). Limpe e desinfete o interior do refrigerador uma vez por mês;
Contaminação cruzada:
Ao trabalhar com outros alimentos ao mesmo tempo que com a carne suína, certifique-se de utilizar utensílios diferentes para cada alimento. Não utilize a mesma superfície de corte para a carne cozida que já tenha sido usada para a carne crua, a menos que tenha sido devidamente lavada e seca. Ao testar um produto em cozimento, não use o mesmo utensílio usado para a preparação e verifique se o talher está limpo a cada prova, para evitar a proliferação de microrganismos;
Cadeia do frio:
Respeite-a para evitar problemas de saúde. Utilize sistematicamente sacos isotérmicos para manter a carne à temperatura correta. O refrigerador deve estar a uma temperatura estável de 4°C no máximo e o congelador a pelo menos -18°C. Descongele regularmente estes aparelhos, pois uma camada de gelo excessiva reduz a atuação do frio.